Aqui está uma receita que miúdos e graúdos irão certamente adorar.
Para mim, é sem dúvida, um dos queijos que estão no topo da minha lista de queijos, e até tenho muitos (todos vegan, claro!) e fica já prometido que vou partilhá-los todos consigo.
Tem filhos pequenos? Se tem, este lanche na escola vai fazer sucesso e ele vai tanto divertir-se como apreciar este delicioso sabor.
É muitíssimo versátil e fácil de fatiar, tudo o que imaginei fazer com queijo e depois fiz, resultou muito bem. Fiz lasanhas, pizzas, tostas, cogumelos recheados no forno, com massas, francesinhas, etc, etc.
Preparados para esta receita super fácil, rápida e deliciosa? Vamos lá…
Tempo de preparação: 15 minutos Cozedura: 5 minutos Refrigeração: 3 horas
Doses: 1 bloco e algumas formas
Ingredientes
- 1 lata de leite de coco – 400 ml (não use light)
- 2 colheres de chá de ágar-agar em pó
- 2 colheres de chá de pasta de miso branco (usei de arroz integral)
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 1 colher de chá de sal
- 1/4 chávena de levedura de cerveja em flocos ou um pouco mais de metade de levedura nutricional sabor a queijo.
- 3 colheres de sopa de polvilho doce
- 1 colher de café de açafrão
- 2 colheres de chá de páprica defumada, como alternativa, use pimentão doce e ½ colher café de fumo liquído.
- 1/4 chávena de gordura de coco derretido – 40 gr. (em alternativa use óleo de girassol mas recomendo a gordura de coco)* ver nota no final.
Instruções
- Verifique o leite de coco, se estiver coalhado, coloque-o uns segundos no micro-ondas para que fique líquido. Não deixe aquecer muito, o mínimo para que mude e depois separe 10 colheres de sopa do restante leite.
- Num copo alto para varinha mágica, adicione todos os ingredientes incluindo as 10 colheres de sopa de leite de coco mas excepto o restante leite, o polvilho doce e o ágar-ágar.
- Triture com a varinha mágica até obter uma mistura homogénea.
- Numa chávena, dissolva bem o polvilho doce em cerca de 4 colheres de sopa de água fria ou a temperatura ambiente.
- Numa panela pequena coloque o leite de coco que deve estar a temperatura ambiente, o polvilho doce diluído e o ágar-ágar mexendo sempre, quando começar a ferver reduza o lume, a mistura vai formar bolhas e engrossar, continue mexendo por 1 a 2 minutos.
- Adicione esta mistura aos ingredientes do copo alto e misture com a varinha mágica até estar homogéneo. Tem de ser rápido pois a mistura começará a solidificar depressa.
- Transfira a mistura para um ou vários recipientes. Se desejar cortá-lo com as formas, coloque a mistura num recipiente maior com que a mistura fique com menos de 1 cm de altura.
- Deixe o queijo endurecer descoberto no frigorífico por cerca de 3 horas.
- Para as formas: Quando o queijo estiver sólido, corte as formas usando uns cortadores de biscoitos. As aparas que sobram use-as em sopas, massas, chili, em saladas, o que lhe apetecer! Como derrete bem em alta temperatura, pode usá-lo em pizzas, tostas ou qualquer outra receita que exija queijo derretido.
- Guarde num recipiente hermético no frigorífico até 5 dias.
Notas:
Gordura de coco – A ideia da gordura de coco nesta receita é dar uma cremosidade extra. É uma gordura que fica rija à temperatura ambiente, e não tem cheiro nem sabor. A gordura de coco não é o mesmo que óleo de coco, eu só conheço á venda no Aldi (não patrocinado) junto às manteigas. Se não conseguir encontrar pode usar o óleo de girassol mas não ficará bem igual. Pode usar óleo de coco mas só o neutro, sem cheiro ou sabor, este é mais difícil de encontrar.
Se experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo e não se esqueça de me marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque eu adoraria saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.