Hoje apresento-vos uma sopa saudável, saborosa, rápida e muito fácil de fazer. Vê?! São só vantagens! E ainda não falei do furor que vai fazer ao apresentar esta sopa a amigos e familiares!
Nós cá em casa, comemos sopa ao almoço e jantar, todos os dias, todo o ano. Quando está calor aquecemos pouco as sopas e comemos assim.
Esta, chamo-a sopa de cenoura inteira pois é feita com a raiz mas também com as folhas. Adoro comprar no pequeno agricultor e no comércio local pois é lá que encontramos estas relíquias. Ajudamos os pequenos agricultores e ainda levamos um bónus para casa.
As folhas não são muito utilizadas (com muita pena minha) mas são comestíveis, saborosas e nutritivas. São um aliado poderoso para a nossa saúde. Podemos incluí-las em sopas, batidos, refogados, saladas, etc.
Decerto já ouviram muitas vezes “Come a cenoura toda, olha que ela faz os olhos bonitos.” Eu ouvia isso em pequena, da minha avó, imensas vezes, e não é que ela (mais ou menos) tinha razão. A cenoura tem uma substância que ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. E esta, eih?!
Aqui vai a receita, preparados? Vamos lá!
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 20 minutos
Doses: 6 a 8
Ingredientes
- 1 cebola média
- 2 alhos
- ½ chuchu
- 2 cenouras grandes
- ½ talo de aipo
- 1 batata branca média
- 1 batata doce média
- 1 fatia de abóbora
- folhas de cenoura (cerca de 4 cenouras)
- caldo de legumes (usei caldo caseiro congelado, 5 cubos)*
- ½ colher de chá de açafrão em pó
- ½ colher de chá de gengibre em pó
- 1 colher de chá de pimentão-doce
- ½ colher de café de pimenta
- 1 colher de chá de sal
- azeite q.b.
Instruções
1-Corte as folhas da cenoura em pedaços pequenos, utilizei uma tesoura para facilitar. Coloque-as numa panela pequena com água até as cobrir e ainda mais uns 2 centímetros acima, deite sal e deixe cozer por cerca de 20 minutos.
2 – Corte todos os legumes aos pedaços e coloque numa panela junto com o caldo, especiarias, sal e 1 litro de água. Deixe cozer cerca de 15 minutos, até os legumes estarem moles. Prove e rectifique o sabor se necessário.
3- Triture com a varinha mágica. Coloque as folhas já cozidas, se a sopa estiver muito grossa pode usar a água da cozedura das folhas, é opcional. Deite um fio de azeite e misture bem.
Está pronta!
*Nota: Caldo de legumes: Uso caldo de legumes caseiro, aproveito as sobras de muitos legumes e cogumelos e vou congelando. Quando tenho alguma variedade, coloco numa panela com cerca de 2 a 3 litros de água e deixo cozer em lume médio por cerca de 2 horas. Terminado esse tempo, apago e deixo na panela por várias horas. Quando arrefecido, coloco o caldo ( a água) em sacos para cubos de gelo e congelo.
Os legumes e especiarias que costumo usar: cebola, alho, cenoura, aipo, alho francês, funcho, louro, pimenta preta, curcuma, pimentão-doce, cogumelos, etc.
Se não tiver, pode usar os cubos de caldo de legumes tipo Knorr.
Se experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo e não se esqueça de me marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque eu adoraria saber a sua opinião e ver o seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.