Uma tortilha espanhola de carnes veganas, que é uma delícia.
Aqui está mais uma prova que a culinária vegana é ma-ra-vi-lho-sa! Uma tortilha de nos levar ao céu e sem qualquer produto de origem animal.
Substituímos os ovos por farinha de grão de bico e sal preto dos Himalaias, está feito! Depois os enchidos tradicicionais são trocados pelos deliciosos enchidos veganos da marca “Fumeiro Vegano”. A carne é vegetal e de seitan caseiro, receita nossa, podem ver aqui.
O Fumeiro Vegano são pequenos produtores nacionais, de Setúbal. Os seus produtos são enchidos veganos: chouriço, linguiça picante e farinheira, fumados em azinho.
De uma opinião sincera, digo-vos que são os melhores enchidos veganos que já provei até hoje. Então, entrei em contacto com eles e fizemos uma parceria. Vamos oferecer-vos um desconto!
Todas as vossas encomendas que , até ao final deste mês de Março, apresentarem o código de desconto “donaclementina” terão 10% de desconto sobre os produtos.
As encomendas podem ser feitas através do Facebook Fumeiro Vegano ou do e-mail: fumeirovegano@gmail.com
Façam a vossa encomenda, se forem como eu, vão adorar estes enchidos.
Publiquei um video desta receita nas nossas redes sociais de Facebook e Instagram.
Tempo de preparação: 30 minutos
Tempo de cozedura: 10 minutos as batatas e 10 minutos cada tortilha
Doses: 2 tortilhas –2 a 4 doses*
Ingredientes
- 2 batatas médias cortadas aos cubos
- 1 chávena de farinha de grão de bico – 125 gr.
- 1 chávena de água
- 1/2 colher de chá de açafrão das índias/curcuma
- ½ colher de café de pimenta preta
- 1 colher de chá cheia de sal preto dos Himalaias (Kala Namak)*
- 1 colher de chá de manjericão seco
- 1 colher de sopa cheia de levedura de cerveja em flocos
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 tomate picado
- 1/2 cenoura ralada na parte grossa
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de vinagre de sidra
- 1 pedaço de chouriço vegano do Fumeiro Vegano cortado aos pedaços – cerca de 50 gr.
- 1 pedaço de linguiça vegana do Fumeiro Vegano cortado aos pedaços– cerca de 30 gr.
- 1 pedaço de farinheira vegana do Fumeiro Vegano cortado aos pedaços– cerca de 50 gr.
- 1 pedaço de seitan (uso caseiro – vê aqui a receita) cortado aos pedaços– cerca de 50 gr.
Instruções
- Coloca as batatas a cozer em água e sal, quando cozidas escorre e reserva.
- Refoga num pouco de azeite, a cebola e o alho, até ficar translúcido. Reserva.
- Numa tigela grande, mistura a farinha de grão de bico, o açafrão, a pimenta preta, o sal preto e a levedura de cerveja, mistura bem e acrescenta 1 chávena de água aos poucos (se achares que fica muito liquida não adiciones a água toda, normalmente deixo umas 2 colheres de sopa de água na chávena), mexe bem para remover os grumos.
- Adiciona à massa, a cebola e o alho refogados, os tomates, a cenoura as batatas, o chouriço, a linguiça, a farinheira e o seitan. Mexe até estar tudo bem envolvido.
- Acrescenta o bicarbonato de sódio e o vinagre e envolve bem.
- Numa frigideira de tamanho médio (uso uma de 21 cm), coloca um pouco de azeite e sobre o calor médio-baixo deita metade da massa. Tapa e deixa cozinhar por 6 a 8 minutos. Coloca um prato ou uma tampa sobre a frigideira e vira-a. Devolve a tortilha à frigideira, tapa e deixa cozinhar por mais 2 a 3 minutos. Abana um pouco a frigideira para verificar se não está colada.
- Coloca num prato e deixa repousar por 5 minutos antes de cortar e servir.
Notas:
O sal preto tem cheio e sabor a ovo o que combina muito bem com esta receita e aconselho o seu uso mas, se não tiveres, podes substituir por 1 colher de chá de sal grosso marinho.
O sal preto dos Himalaias ( Kala Namak) é originário maioritariamente das minas vulcânicas do norte da Índia e é uma variação do sal rosa dos Himalaias que após a sua preparação escurece. Embora não seja mesmo preto, como indica o seu nome, mas de cor escura com nuances de rosa, castanho e violeta é muito usado em pratos veganos pois tem um cheiro e sabor forte a enxofre, devido aos compostos contidos neste mineral, que relembra bastante a ovo.
Esta receita dá para fazer 2 tortilhas. Se acompanhares só com uma salada, dará 2 doses. Se quiseres cortá-las ao meio e acompanhares com arroz alegre ou de cogumelos ou com uma jardineira cozida a vapor e uma salada já passas a ter 4 doses. 😉
Por vezes, aproveito umas sobras de legumes que tenho no frigorífico e faço uma tortilha, ficam sempre muito saborosas e reduzimos o desperdício alimentar.
É fácil de fazer e pode servir para almoços, lanches ou jantares.
Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, não te esqueças de nos marcares nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários!