Este Pudim de Chia branca com dióspiro e canela é a personificação do outono. A combinação de sabores é mesmo deliciosa.
À primeira vista, já notaste uma pequena diferença dos pudins de chia que vemos mais frequentemente. Provavelmente ficarás surpreendido, por serem umas sementes de chia branca e não a preta, a que já nos habituámos. No entanto, apesar de parecer branca, ela não é totalmente.
Sementes de chia brancas
A chia são as sementes da planta Sálvia hispânica. Desta forma, o fator diferenciador é o seguinte: as sementes brancas são colhidas da Sálvia com flores brancas, enquanto as pretas são colhidas da Sálvia com flores roxas. Quer as brancas quer as pretas, são sementes de tamanho muito pequeno, assemelhando-se a micro ovos de cores marmoreadas.
Apesar de chamarmos de chia preta, as sementes pretas não são realmente pretas. Assim, a sua cor pode variar entre o castanho, o cinza e o preto. Por outro lado, as sementes brancas apresentam cores que variam entre o cinza, o branco e o creme. Ainda assim, tanto as sementes de chia branca como as pretas, são muito semelhantes quer em tamanho, textura, função e até valor nutricional. Quanto ao sabor, são iguais, pois apresentam um sabor neutro.
Além da cor, a outra diferença que podemos apontar, é a facilidade com que as encontramos à venda. Sem dúvida que as sementes de chia preta são mais facilmente encontradas no supermercado do que as brancas. Ainda assim, as sementes e chia branca, encontram-se mais facilmente, por exemplo, em lojas a granel.
É muito importante ainda referir, que as sementes de chia, são consideradas um superalimento com imensos benefícios para a saúde.
O pudim de chia com dióspiro e canela
Primeiramente, esta é uma combinação perfeita. Não só pelo sabor como também por ser uma receita que, sem dúvida, nos traz o outono. Quer pelo dióspiro quer pelo sabor quente e de conforto da canela.
O Dióspiro é uma fruta deliciosa que muitos aguardam que o outono chegue para finalmente a poderem comer. Se por um lado há quem prefira os dióspiros “moles” por outro lado, há quem prefira o chamados dióspiros de “roer”. Além de bastante saborosos, são uma fruta cheia de benefícios para a saúde.
A juntar às sementes de chia que são um superalimento e ao super nutritivo dióspiro, ainda juntamos a canela. Sem dúvida que a canela vai elevar todos os sabores. Não esquecendo ainda, todos os benefícios desta para a saúde.
Como fazer a base do pudim:
Para fazermos um pudim de chia, a base é sempre a mesma: sementes e chia e um elemento líquido. Só assim as sementes podem hidratar e se conseguir uma textura perfeita. O elemento líquido pode variar, desde bebida vegetal, iogurte vegetal, leite de coco ou mesmo sumos de fruta, por exemplo.
Em primeiro lugar, deve começar-se por juntar as sementes de chia com o líquido. No entanto, convém ter algum rigor nas proporções, de modo a que não resulte num preparado nem muito líquido nem muito espesso. Por exemplo, as proporções que uso são a de 1 medida de chia para 4 a 6 medidas de líquido.
Depois de misturar uma primeira vez, eu recomendo que ao fim de meia hora, se volte a mexer a mistura. De seguida, manter no frigorífico, no mínimo, umas 3 horas de forma a que as sementes hidratem muito bem.
Normalmente, eu tenho sempre a base, feita com chia e leite vegetal (1:4), no frigorífico. Assim, só tenho de retirar uma porção quando preciso.
Pudim de chia com dióspiro e canela
Neste caso, eu usei polpa de dióspiro polvilhado com canela e ainda adicionei granola para dar ainda mais uma textura.
Contudo, podes adicionar à base de pudim de chia, os toppings que mais gostares. Como por exemplo pedaços de fruta fresca, granola, frutos secos, puré de fruta, lascas de coco, coco desidratado, cacau ou pedaços de cacau, canela, um fio de agave… Sem dúvida que o que não faltam são opções.
Para esta receita eu usei sementes de chia branca, no entanto, tu podes usar aquelas que tiveres em casa.
Outras receitas de pudim de chia que podes gostar:
Saboreia estes pudins de chia ao pequeno-almoço, como sobremesa, ao lanche ou então, sempre que te apetecer 😉
Pudim de chia branca com diospiro e canela
Ingredientes
- ½ chávena sementes de chia branca
- 4 X ½ chávena leite vegetal (500 ml)
- q.b polpa de dióspiro
- q.b. canela
- q.b. granola
Instruções
- Num recipiente com tampa coloca a chia, o leite e mexa bem.
- Coloca a tampa e leva ao frigorífico por umas horas (cerca de 4) ou de um dia para o outro. Se poderes, na 1º hora mexe por 2 vezes para envolver bem e ajudar a chia a hidratar uniformemente.
- A base está pronta! Retira uma porção e coloca numa taça ou copo. Adiciona a polpa de dióspiro e uma pitada de canela, finaliza com uma porção de granola no topo.
- Delicia-te com este Pudim de chia!